Symbol

Introdução

Em 2007, Brian e Joe abriram sua casa para os primeiros hóspedes do Airbnb. Esses hóspedes reservaram um local para ficar, mas acabaram ganhando muito mais que um colchão de ar em um apartamento ligeiramente bagunçado. Eles conheceram lugares incríveis para tomar um café, comeram os melhores tacos na cidade e fizeram amigos para curtir sempre que quisessem. Eles estavam a milhares de quilômetros de onde moravam e mesmo assim se sentiam em casa.

O que começou como uma maneira de alguns amigos pagarem o aluguel se transformou em algo maior do que poderiam imaginar naquelas primeiras noites. Hoje o Airbnb é uma comunidade de milhões de pessoas em quase todos os lugares do planeta. Cada um de vocês está ajudando a criar um mundo onde podemos nos sentir sempre em casa.

É por isso que decidimos que está na hora de uma nova marca e de uma nova identidade que de fato reflita essa ideia.

A Sensação de Pertencer

Pertencer sempre foi um estímulo fundamental da humanidade. Costumávamos não valorizar o pertencimento como devíamos. As cidades eram vilarejos. Todo mundo se conhecia e todos sempre tiveram um lugar para chamar de lar.

Em uma época onde novas tecnologias frequentemente mantém as pessoas distantes umas das outras e acaba desgastando a confiança, a comunidade do Airbnb usa a tecnologia para aproximar as pessoas. A conexão é parte de uma vontade universal do ser humano: o desejo de se sentir bem-vindo, respeitado e admirado por ser quem você é, onde quer que você esteja. É a necessidade de pertencer.

O pertencimento é a ideia que define o Airbnb, mas a maneira que nós temos representado o Airbnb para o mundo até agora ainda não foi o suficiente para passar essa ideia. Por isso, para melhor representá-la, criamos uma nova marca para o Airbnb, inspirada em nossa comunidade. É uma marca icônica para nossas janelas, nossas portas e para os valores que compartilhamos.

É uma marca para as pessoas que querem experimentar um chá do qual nunca ouviram falar de um vilarejo que nunca poderiam encontrar em um mapa. É uma marca que faz você ir aos lugares para onde os nativos vão—o café que nem no cardápio está, a balada escondida no final de um beco comprido, as galerias de arte que não aparecem nos guias oficiais. É uma marca para as pessoas que querem dar as boas-vindas a novas experiências, novas culturas e novos diálogos.

Temos orgulho e apresentar a Bélo: a nova marca do Airbnb, que simboliza um mundo onde as portas estão sempre abertas. Um mundo onde você chegará a cidades que nunca viu e saberá que lá tem uma família à sua espera. Um mundo onde você pode viajar sozinho, mas jamais se sentirá solitário.

Create Airbnb

O Airbnb é diferente da maioria das marcas. Somos uma comunidade de indivíduos e, mesmo assim, há uma consistência que nos mantém unidos, através dos valores que compartilhamos. Temos uma crença comum no pertencimento, mas a expressão de cada um com relação a esse conceito será sempre um pouco diferente. Todos temos a nossa própria visão de mundo, nossa própria história para contar.

Create

Com o Create Airbnb, permitimos que cada um em nossa comunidade crie seu próprio símbolo exclusivo sob o abrigo da nossa bandeira comum. Este símbolo pode ser tão único quanto qualquer indivíduo, sempre com uma característica diferente onde quer que você o encontre. Portanto, personalize seu próprio símbolo que nós ajudaremos a materializar a sua história com produtos que mostram sua identidade única como um anfitrião ou viajante Airbnb.

Acima de tudo, Create Airbnb é um reconhecimento de que nossa identidade simplesmente não pode se sustentar sem todos vocês. É uma identidade compartilhada. É algo que nenhuma empresa fez até agora.

O Novo Airbnb

É claro que uma identidade é muito mais do que símbolos. Por isso, reinventamos toda a experiência visual do Airbnb para refletir melhor as pessoas que fazem a nossa comunidade. Agora, sua porta da frente digital pode ser tão convidativa quanto a do mundo real.

Nossa visão compartilhada de pertencimento nos guia por cada canto do Airbnb. Reformulamos a experiência do usuário no site e nos aplicativos para celular para apresentar nossa nova identidade.

Airbnb Homepage

Tudo foi atualizado para refletir nosso “look and feel”, desde fotografias profundas e cinematográficas até fontes e paletas de cores. Nós até reinventamos nossa página inicial com uma nova seção “Descobrir” para inspirar a todos que visitam o Airbnb e mostrar todos os lugares diferentes do mundo onde é possível sentir-se em casa.

Um Único Airbnb

Nada pode expressar a nossa identidade mais profundamente do que as histórias das pessoas que fazem parte dessa comunidade. Quando o Airbnb começou, não tínhamos ideia sobre as pessoas que conheceríamos, as amizades que faríamos e as vidas que tocaríamos em nossa trajetória.

Conhecemos Amol, um dos nossos primeiros hóspedes, que mais tarde convidou Brian para seu casamento na Índia. Conhecemos Sebastian, que ficou preso em sua própria casa durante os protestos que tomaram completamente as ruas de Londres em 2011. Antes de sua própria mãe ter a chance de verificar se ele estava bem, sete pessoas que já haviam sido seus hóspedes já tinham entrado em contato com ele. E conhecemos Shell, que viu a devastação promovida pelo Furacão Sandy e anunciou sua casa para que as vítimas se hospedassem de graça naqueles tempos difíceis.

Airbnb flag

Essas e outras milhões de pessoas têm suas próprias histórias e experiências de vida. Todos nós somos frutos de uma grande diversidade cultural e dos lugares que conhecemos e vivemos. E, mesmo assim, não importa quantos milhares de quilômetros nos separam uns dos outros, estamos unidos pelo universal e poderosíssimo desejo humano de se conectar, de entender um ao outro e de pertencer.

E assim, juntos criamos um novo capítulo com a ideia que deu início a esta jornada improvável em nosso pequeno apartamento compartilhado, com a convicção de que o sentimento de pertencer pode nos levar a qualquer lugar.

Explore o novo Airbnb 

Os anfitriões podem saber mais sobre as mudanças visuais em suas páginas de anúncios aqui.