English  Español  中文 —  Deutsch  Français  Italiano — 日本語  한국어  русский  Português  Nederlands

Guiar uma experiência no Airbnb pode ser uma excelente oportunidade para expandir seus negócios e compartilhar sua paixão com participantes do mundo todo. Os passos que você dá enquanto se prepara para guiar sua primeira experiência são essenciais para construir a base do seu novo empreendimento. Adotar uma abordagem ponderada e empreendedora pode lhe ajudar a entender seu mercado, encontrar os participantes certos e impulsionar seu sucesso.

Veja como uma mentalidade empreendedora pode lhe ajudar a aperfeiçoar suas habilidades de negócio à medida que você divulga e aprimora sua experiência:

1. Sua missão impulsiona o empreendedorismo

A missão do Airbnb é fazer com que todos se sintam em casa onde quer que estejam. Essa ideia está na essência de todas as atividades de nossa empresa: a possibilidade de pertencer a qualquer lugar. Essa filosofia está presente em tudo que fazemos e em todas as decisões que tomamos.

Todas essas pessoas, junto com milhões de indivíduos, têm suas próprias histórias de vida. Todos nós viemos de culturas e lugares muito diferentes, mas, ainda assim, independentemente das distâncias que nos separam, estamos todos unidos por um desejo humano poderoso e universal por conexão, compreensão e pertencimento. Desse modo, juntos, com essa nova identidade, damos os primeiros passos para a próxima etapa dessa viagem inesperada com a ideia que começou tudo: fazer parte de algo pode nos levar aonde quisermos.
Brian Chesky

Ter uma missão nos ajuda a descobrir por que temos vontade de compartilhar nossos conhecimentos através de uma experiência. Definir uma missão clara lhe ajudará a manter seu foco à medida que você assume riscos, experimenta novas ideias e escuta a opinião dos seus participantes.

Pode levar algum tempo até que um novo negócio comece a decolar; a maioria das histórias de sucesso “da noite para o dia” tiveram muito trabalho árduo por trás. Ter uma missão pode lhe ajudar a manter sua motivação e a ver as coisas em perspectiva à medida que você se esforça para fazer com que sua experiência prospere.

Se você precisar de ajuda para formular e definir sua missão, baixe nossa planilha de Missão e objetivos de sua experiência.

2. Inovação e flexibilidade

À medida que você abraça sua missão e define as bases do seu sucesso futuro, lembre-se de que todos os novos empreendimentos trazem desafios inesperados. No início, o Airbnb enfrentou dificuldades financeiras e os fundadores precisaram de recursos para manter o negócio funcionando. Nesse ponto, eles criaram uma edição colecionável de caixas de cereais feitas a mão, os cereais Obama-O’s e Captain McCain, inspirados nos candidatos das eleições presidenciais de 2008. Eles conseguiram projetar, fabricar e vender produtos no valor de US$ 30.000 antes de ficarem sem fundos.

Acabamos fazendo mil caixas de cereal colecionáveis a mão. Tive que colar a mão, literalmente, mil caixas de cereal.
Brian Chesky

Ao enfrentar novos desafios, manter uma atitude otimista e confiar na missão do Airbnb, os fundadores puderam superar as dificuldades e atrair a atenção da mídia em alguns dos seus momentos mais difíceis. Se você mantiver sua mente aberta e trabalhar com perseverança e dedicação, poderá transformar seu negócio em um sucesso.

A criatividade e a flexibilidade também são grandes aliados à medida que você continua aprimorando sua experiência, e até mesmo o improviso pode lhe dar um novo ponto de vista, de onde pode surgir uma nova oportunidade ou objetivo para sua experiência.

À medida que os anfitriões aprendem mais sobre os viajantes, muitos deles experimentam novas ideias. Você tem o poder de administrar seus negócios da maneira que pareça mais verdadeira para você e sua missão. Se você está com um bloqueio ou não está conseguindo os resultados esperados, experimente abordagens diferentes para descobrir as estratégias mais eficazes para atrair participantes e conseguir excelentes avaliações.

Depois de um início um pouco lento, comecei a pensar em como poderia baixar meu preço. Eu costumava oferecer uma caipirinha para cada participante em meu passeio. Experimentei tirar a caipirinha do passeio; depois disso, além de baixar o preço da experiência, consegui atrair participantes de todas as idades para o passeio. Essa mudança me ajudou muito a conseguir mais reservas.
– Gabriela, anfitriã da experiência Conheça a Pequena África e sua herança no Rio.

3. Ofereça uma experiência incrível

Conseguir ver com mais clareza quando comecei a me concentrar no que era melhor para meus participantes. Me perguntei: o que eles estavam aproveitando disso? O que as pessoas que participam da minha experiência querem sentir? Como diz o Airbnb, elas querem se sentir em casa onde quer que estejam.
— Melanie, anfitriã da experiência Meditação na praia em Los Angeles, Califórnia

Já dissemos como sua mentalidade e sua atitude são importantes para sua evolução como anfitrião, mas o ponto de vista dos seus participantes é igualmente importante para uma experiência bem-sucedida. Descobrimos que os anfitriões que se preocupam com a segurança, o estado de espírito e a experiência pessoal dos seus participantes conseguem avaliações de 5 estrelas (e criam laços para o resto da vida).

Muitos dos participantes estão em viagem e provavelmente se sentem vulneráveis, ao mesmo tempo em que estão abertos para novas experiências. Alguns estudos recentes no campo da neurologia afirmam que viajar aumenta a plasticidade do cérebro e estimula a inovação e a criatividade. Que momento incrível para compartilhar com os viajantes!

Como você pode aproveitar a vulnerabilidade e a criatividade dos participantes? Comece criando um ambiente seguro e acolhedor, onde todos se sintam à vontade. Tenha em mente as ideias, os pontos de vistas e as necessidades dos participantes durante toda a experiência, desde instruções para chegar ao ponto de encontro até o modo como você vai encerrar sua experiência.

Tento entreter todos os participantes e me esforço 200% para que todos se sintam à vontade. A hospitalidade é muito importante. Penso sempre no “ichigo-ichie”, que significa “uma experiência ou oportunidade única na vida”, e tento pôr isso em prática. Essa palavra e sua filosofia vêm de uma cerimônia do chá vinculada ao budismo. Os anfitriões devem se empenhar ao máximo para cuidar dos mínimos detalhes para oferecer essa experiência única.
–Tenshin, anfitrião da experiência de impacto social Pincel e tinta

Vimos que muitos anfitriões com uma mentalidade flexível, empreendedora e com uma missão palpável podem organizar experiências bem-sucedidas e criar laços para toda a vida com pessoas do mundo inteiro.

Dedique alguns minutos para revisar seu anúncio e atualizar a seção “Sobre mim” para explicar qual é a sua missão, contar um pouco de sua história e dizer o que lhe motiva. Você pode indicar o que faz com que você seja um bom anfitrião e como você pretende atender às necessidades de todos os participantes da sua experiência.