English  Español  中文 —  Deutsch  Français  Italiano — 日本語  한국어  русский  Português  Nederlands

Quando as pessoas não têm certeza sobre algo que querem adquirir, elas procuram evidências que as ajudem a tomar sua decisão; isso é a “prova social”. Os comentários online são uma forma comum de prova social, que encontramos quando procuramos novos tênis ou pensamos em um lugar para jantar. Como as pessoas avaliam suas compras e experiências online? Quais informações as avaliações e os comentários podem nos dar?

Muitas vezes, quando as pessoas estão muito perto de fazer uma reserva ou comprar algo, tudo que elas precisam é de algo, ou alguém, que as ajudem a bater o martelo. Uma pequena prova de que os clientes anteriores acreditam que tomaram a decisão certa pode ajudar os potenciais participantes a se sentirem confiantes o suficiente para reservar uma experiência.

Ter ótimas avaliações e comentários pode aumentar sua credibilidade e ajudar a esclarecer dúvidas que os possíveis participantes ainda tenham sobre sua experiência. Quando as pessoas querem experimentar algo novo ou estão viajando em um lugar que não conhecem, elas podem se sentir receosas e podem valorizar as avaliações e os comentários ainda mais como prova social.

Percebemos que muitos anfitriões começam a aumentar o preço de suas experiências depois que conseguem “prova social” suficiente para atrair e influenciar mais participantes. Leia o artigo Pricing Strategies for Experiences para saber como Travis, um anfitrião, delineou uma série de metas de avaliação para si mesmo e ajustou seus preços à medida que alcançou cada etapa.

Dica profissional: seus participantes ficaram empolgados com algum aspecto da sua experiência que você não menciona na sua descrição? Não deixe de informar esses detalhes aos futuros participantes!

Lembre-se de que existem outros tipos de prova social!

As provas sociais para os possíveis participantes vão muito além das avaliações e dos comentários. Por exemplo, suas fotos podem também ser uma prova social, ao mostrarem os participantes se divertindo ou aprendendo em contextos interessantes.

Você já guiou passeios, ensinou uma perícia ou liderou uma comunidade antes de começar a guiar uma experiência? Se você já trabalhou com 100 pessoas, não deixe de indicar isso no anúncio de sua experiência. Você também pode mencionar participantes, alunos ou assistentes de destaque com quem você trabalhou no passado.

Photography experience airbnb

“Comecei a estudar fotografia noturna no dia 11/12/2000, um dia depois que o fotógrafo deixou de fotografar o pôr do sol incrível do Havaí no meu casamento. Agora sou fotógrafo profissional e já ensinei fotografia noturna para mais de 1.700 pessoas.”
– Eric, anfitrião da experiência
SF Night Photo Workshop

 

 

Alguns anfitriões criam uma hashtag única para que os participantes usem no Twitter ou no Instagram. Uma hashtag única é uma maneira divertida para os participantes passados e futuros darem uma olhada nos momentos vividos nas experiências passadas.

O que você deve fazer se não tiver nenhuma “prova social”?

Calma, não entre em pânico! As avaliações e os comentários são apenas um dos fatores determinantes para que os participantes tomem sua decisão, mas existem muitos outros fatores decisivos que você pode manejar. Temos aqui algumas sugestões que você pode experimentar para criar sua primeira prova social:

  • Pense em oferecer um preço inicial mais baixo
  • Destaque a qualidade da sua experiência em seu anúncio
  • Faça uma oferta exclusiva para seus primeiros participantes
  • Fale com seus contatos e peça para eles participarem da sua experiência e deixarem comentários

Lembre-se de continuar se empenhando para receber avaliações e comentários, mesmo depois de ter recebido algumas avaliações de 5 estrelas! As avaliações recentes também são muito importantes, por isso continue sendo um anfitrião atencioso e não deixe de incentivar os participantes a deixarem seus comentários.