Sensibilizaram-nos profundamente as vossas mensagens provenientes de todo o mundo, sobre a crise de refugiados e migrantes que ocorre na África, no Médio Oriente e na Europa. Trata-se obviamente de uma situação incrivelmente complexa e pungente; nas últimas semanas, temos trabalhado arduamente para determinar o melhor modo como nós – enquanto comunidade – podemos concretizar a nossa visão de pertença em todo o mundo nestes tempos difíceis.

A nossa abordagem
Na Airbnb, levamos muito a sério a confiança que a nossa comunidade deposita na nossa capacidade de ativar os nossos recursos de forma responsável e enérgica. Temos trabalhado com os nossos parceiros de organizações não-governamentais (ONG) para compreender melhor como a Airbnb pode disponibilizar apoio único que melhor responda às necessidades destes e, em seguida, pensar de forma cuidadosa e criativa sobre como educar e capacitar de forma responsável a nossa comunidade de anfitriões, hóspedes e colaboradores a ajudar das mais diversas formas.

Estimular o auxílio
Disponibilizar alojamento gratuito, acolhedor e caloroso a pessoal humanitário é uma área em que podemos fornecer assistência rápida e significativa que nenhuma outra empresa ou comunidade pode proporcionar. Por isso, estamos a disponibilizar crédito para viagens a pessoal humanitário das organizações Mercy Corps e International Rescue Committee (IRC) para que tenham um local onde possam chamar verdadeiramente casa enquanto trabalham na Grécia, Sérvia e Macedónia. Os nossos parceiros de ONG informaram-nos de que esta é uma das coisas mais úteis e imediatas que podemos fazer.

Lançámos também uma página para donativos, na qual convidamos a que se una a nós para disponibilizar contributos financeiros para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que lidera a resposta global a esta crise e que irá usar os fundos para as necessidades mais urgentes que incluem fornecer abrigo, água, comida e serviços médicos. Iremos apoiar a vossa generosidade igualando os vossos contributos com cupões de viagem adicionais (com um valor inicial de até um total de 200.000 dólares norte-americanos) para alojamento de pessoal humanitário.

Etapas seguintes
Como muitos de vós têm conhecimento, no passado implementámos a nossa ferramenta de auxílio em casos de calamidades, a qual foi concebida para fornecer alojamento temporário a pessoas necessitadas, depois de terem sido deslocadas das suas casas em resultado de um desastre natural como, por exemplo, um incêndio ou uma tempestade. Após consultas alargadas com o ACNUR e com outros parceiros de resposta em casos de calamidade, compreendemos que a nossa plataforma não foi concebida de um modo adequado às necessidades de refugiados a milhares de quilómetros de casa que necessitam de alojamento e serviços de apoio profissional a longo prazo e que estão legalmente limitados em relação a diversas atividades.

Apesar destas limitações, juntamente com os nossos parceiros de ONG continuaremos a explorar meios sobre o modo como nós, enquanto comunidade, podemos ajudar os esforços destas comunidades vulneráveis em pertencer a todo o mundo.

Fotografia: UNHCR