English Español 中文 Deutsch Français Italiano日本語 한국어 русский Português

 

Para ajudar você a se tornar um anfitrião envolvente e atender (e até mesmo superar) os padrões para experiências online, confira aqui algumas dicas e as melhores práticas para aplicar antes e depois de estar no centro das atenções dos seus hóspedes.

Talvez você já seja especialista em oferecer experiências — mas o formato online é algo que traz suas próprias nuances e considerações. Mesmo que você já tenha configurado o áudio e o vídeo, se familiarizado com a página da sua experiência, ajustado seu preço e disponibilidade para o formato online e esteja aprendendo a usar o Zoom, a parte mais complicada de oferecer uma experiência online talvez seja estar em frente à câmera. 

Para ajudar você a se tornar um anfitrião envolvente e atender (e até mesmo superar) os padrões para experiências online, confira aqui algumas dicas e as melhores práticas para aplicar antes e depois de estar no centro das atenções dos seus hóspedes.

Bastidores

Grande parte do trabalho necessário para roubar a cena em frente à câmera ocorre nos bastidores. Ao se preparar para sua experiência online, lembre-se dessas dicas antes de ligar a câmera:

  • Vista-se para a ocasião. O que cai bem na vida real nem sempre funciona em vídeo. Cores sólidas funcionam bem — por sua vez, roupas pretas e brancas, listradas, com padrões ou logotipos podem não servir tão bem. 
  • Organize-se. Você está pedindo aos hóspedes para virem preparados para sua experiência, então dê o exemplo e prepare o cenário antes do início da experiência. Arrume todos os ingredientes, ferramentas ou acessórios que você precisará para que estejam ao seu alcance e prontos para uso.
  • Faça seu dever de casa. Confira sua lista de hóspedes e considere ler o perfil de cada um deles com antecedência. Isso pode ajudar você a lembrar os nomes deles e até mesmo de onde eles são — o que pode fazer com que as pessoas se sintam bem-vindas e incentivar uma conexão humana mais profunda. 
  • Respire fundo. Podemos falar rápido demais ou nos apressar quando ficamos nervosos, mas tente reduzir a velocidade e encontrar momentos para fazer pausas. Isso é particularmente útil para os hóspedes que não são nativos no seu idioma ou precisam de mais tempo para fazer as coisas.
  • Não se preocupe com a perfeição. Os hóspedes se identificam melhor com você quando você se mostra mais humano. Às vezes, isso significa cometer pequenos erros ou rir de si mesmo. É melhor se mostrar descontraído e confiante do que formal ou rígido demais.
  • Deixe sua individualidade brilhar. Seja acolhedor. Seja bobo. Seja você mesmo e divirta-se! Pense que a hospedagem se parece mais com uma conversa ou uma atividade entre amigos (que você ainda não conheceu) do que com uma palestra séria ou uma sala de aula.
  • Considere chamar um coanfitrião. Colegas podem ajudar a tornar sua experiência online mais dinâmica e envolvente para os hóspedes. Ter um coanfitrião para gerenciar as mensagens no chat ou operar a câmera pode ajudar a garantir que os hóspedes não percam nenhum instante da experiência.

Mostre sua personalidade na tela

Você conhece o tema da sua experiência de cor e salteado. Para garantir que sua competência brilhe através das lentes da câmera, hospede sua experiência como se fosse uma jornada — um arco narrativo com início, meio e fim.

Todas as boas histórias têm diversos momentos inesquecíveis ​e conclusões claras, então pense em dividir a história da sua experiência em capítulos e delinear o enredo de cada um deles. Por exemplo:

  • Capítulo 1. Quero mostrar minha credibilidade e definir expectativas para ajudar os hóspedes a ficarem à vontade e empolgados para participar da experiência. Para conseguir isso, vou dar uma visão geral do meu conhecimento, descrever o itinerário que planejei e fazer algo para quebrar o gelo. 
  • Capítulo 2. Para surpreender e empolgar meus hóspedes, vou demonstrar três truques de mágica. Em seguida, vou ensinar os truques passo a passo a cada um dos hóspedes, para que eles possam aprendê-los e fazê-los por conta própria. Depois de cada lição, cada hóspede vai refazer as etapas e receber feedback uns dos outros. 
  • Capítulo 3. Quando os hóspedes acharem que eu ensinei todos os meus segredos, vou surpreendê-los e encantá-los com um truque de bônus — um truque que eles não esperarão, não conseguirão decifrar e, possivelmente, nunca saberão como fazer. 

À medida que você “escreve” cada capítulo, lembre-se de construir um clímax memorável e um final intenso — pesquisas mostram que o clímax e o final de uma experiência são fatores decisivos para as pessoas se lembrarem dela. Criar vários momentos de clímax e um final bem pensado pode ser a diferença entre seus hóspedes dizerem aos amigos e à família: “Veja o truque de mágica legal que aprendi hoje!” — ou simplesmente não contar nada sobre sua experiência.

 


Quer saber mais sobre experiências online? Leia estes artigos relacionados:

O que são as experiências online?

Como enviar uma experiência online

Como escolher recursos visuais para sua experiência online

Como configurar áudio e vídeo para sua experiência online

Como organizar o ambiente da sua casa para oferecer sua experiência online

Como interagir com os hóspedes durante sua experiência online

Como lidar com o inesperado durante sua experiência online