EnglishEspañol中文DeutschFrançaisItalianoPortuguês日本語한국어 русский

Queremos oferecer aos anfitriões as ferramentas necessárias para que possam oferecer experiências em seus espaços de forma segura nesse período sem precedentes da história. As orientações abaixo ajudarão você a limpar e higienizar sua acomodação ou o espaço onde ocorrerá a experiência e qualquer equipamento fornecido aos participantes. Além disso, consulte e siga orientações de limpeza adicionais do governo ou das autoridades de saúde da sua região.

O processo de higienização em cinco etapas

O processo de higienização em cinco etapas é um conjunto de práticas de limpeza que todos os anfitriões devem seguir entre as experiências oferecidas aos hóspedes, além das leis e orientações locais.

  1. Prepare os equipamentos e ventile o espaço antes da limpeza 
  2. Limpe todas as áreas para remover poeira e sujeira
  3. Higienize todas as superfícies tocadas com frequência, os eletrodomésticos e os aparelhos eletrônicos
  4. Verifique se o espaço foi completamente limpo e higienizado
  5. Prepare o espaço para o próximo hóspede e reponha os produtos utilizados

A diferença entre limpeza e higienização

Primeiro, vamos começar pelo básico: é importante limpar e higienizar seu espaço e todos os equipamentos antes de receber os hóspedes. A limpeza e a higienização são duas etapas separadas, e é importante fazer ambas na ordem correta.

  • A limpeza envolve a remoção de germes e sujeira das superfícies. Por exemplo, usar uma esponja com sabão para limpar o balcão da cozinha ou o fogão.
  • A higienização envolve o uso de produtos químicos para reduzir o número de germes e bactérias. Por exemplo, borrifar desinfetante em superfícies tocadas com frequência, como maçanetas, coletes salva-vidas, equipamentos esportivos e eletrodomésticos. 

Etapa 1: Preparação

Areje os quartos antes de limpar.

  • As autoridades reguladoras, como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o CDC dos EUA, recomendam abrir portas e janelas externas e usar ventiladores para aumentar a circulação de ar no espaço antes de limpar. 

Adquira os materiais de limpeza certos

  • Recomendamos apenas o uso de soluções desinfetantes e sanitizantes registradas junto aos órgãos reguladores de químicos do governo local (como a Agência de Proteção Ambiental ou a Agência Europeia das Substâncias Químicas). 

Confira as orientações de segurança dos produtos químicos

  • Sempre leia os rótulos dos produtos para saber quais são os ingredientes ativos e como usá-los corretamente. Para precisar de ajuda para entender melhor essas informações, consulte as autoridades locais. Por exemplo, nos Estados Unidos, consulte o site da Administração de Saúde e Segurança Ocupacional e, na União Europeia, consulte a Agência Europeia das Substâncias Químicas.

Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão 

  • Se isso não for possível, use um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool. 

Use equipamento de proteção 

  • Antes de entrar no espaço, pode ser uma boa ideia colocar o equipamento de proteção, como luvas descartáveis, aventais, máscaras ou proteções faciais de tecido.

Leve todo o lixo para fora 

  • Começar com esta etapa ajuda a evitar que o lixo sujo contamine o espaço depois que ele já foi limpo. Coloque um novo saco em todas as lixeiras para facilitar a eliminação de resíduos. 

Tire aparelhos da tomada antes de limpar

  • Para sua segurança e para proteger os aparelhos, tire-os da tomada antes de limpá-los. Mesmo “desligados”, eles continuam conectados à eletricidade até que os fios sejam retirados da tomada. Você também pode desligar a energia no disjuntor.

*Lembrete de segurança*

  • Considere usar equipamentos de proteção limpos (por exemplo, máscaras) antes de entrar em seu espaço. Leia todos os rótulos de segurança para entender como usar produtos químicos de limpeza corretamente.

Etapa 2: Limpeza

Tire o pó do espaço e varra ou aspire o chão

  • Ao tirar o pó, comece de cima para baixo para garantir que não haja sujeira visível. Varra todos os pisos e aspire carpetes e tapetes.

Limpe as superfícies impermeáveis com água e sabão 

  • Esfregue bem todas as superfícies com as quais os hóspedes entram em contato para remover sujeira, gordura, poeira e germes. Superfícies impermeáveis incluem bancadas, mesas, pias, armários e pisos. Ao passar o esfregão, comece do canto de trás do cômodo e vá limpando até a frente. Quando terminar, descarte a água em uma pia que ainda não foi higienizada.

*Lembrete de segurança*

  • Não toque seu rosto durante a limpeza para impedir a propagação de germes.

 

Etapa 3: Higienização

Depois que as superfícies impermeáveis estiverem limpas, aplique desinfetante 

  • Concentre-se em higienizar todas as superfícies tocadas com frequência no espaço (como maçanetas e eletrodomésticos). Higienize aparelhos eletrônicos de acordo com as instruções de limpeza do fabricante. 

Deixe o desinfetante agir pelo tempo especificado

  • O rótulo do produto indica o tempo de contato úmido necessário para que os produtos químicos higienizem uma superfície com eficácia. Assim, os produtos químicos eliminam o maior número possível de germes.

Deixe secar naturalmente

  • Se a superfície secar antes do tempo de contato úmido, não há garantia de que o produto tenha eliminado os patógenos indicados no rótulo. Quando possível, deixe a superfície secar naturalmente.

*Lembrete de segurança*

  • Leia todas as etiquetas de segurança para garantir que está usando os produtos químicos de limpeza corretamente.

 

Etapa 4: Verificação

Confira as orientações para cada ambiente

  • Siga a checklist de cada quarto para garantir que a limpeza e a higienização foram feitas por completo.

Confira se todas as superfícies tocadas com frequência foram higienizadas

  • Limpe e/ou higienize o que possa ter sido esquecido.

Etapa 5: Arrumação final

Descarte ou lave seus materiais de limpeza

  • Jogue fora produtos descartáveis, como lenços desinfetantes. Não esqueça de limpar também outras ferramentas que foram usadas. Lave todos os panos de limpeza na temperatura mais alta possível que for apropriada para o tipo de tecido.

Remova com segurança os equipamentos de limpeza depois de terminar de limpar

  • Elimine ou lave equipamentos de proteção, como luvas, de acordo com as orientações de uso.  

Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão

  • Se isso não for possível, use um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool. 

Organize os materiais de limpeza para os hóspedes

  • Disponibilize aos hóspedes produtos de limpeza que eles possam usar, como toalha de papel descartável, luvas descartáveis, spray desinfetante ou lenços umedecidos, desinfetante para as mãos e sabonete extra para as mãos. 

Avalie visualmente cada cômodo para garantir que o espaço esteja pronto para os próximos hóspedes

  • Imagine-se como um hóspede entrando em seu espaço pela primeira vez. 

Reponha os materiais de limpeza

  • Verifique as datas de validade e reabasteça todos os materiais que você usou para deixar tudo pronto para a próxima experiência. 

*Lembrete de segurança* 

  • Mantenha sempre os produtos químicos fora do alcance das crianças.

Como personalizar a limpeza para seu espaço

Sabemos que algumas experiências podem usar cômodos específicos de um espaço. Confira aqui mais orientações sobre a limpeza de cômodos específicos às quais os hóspedes podem ter acesso. Este guia de limpeza inclui checklists e orientações adicionais sobre a melhor maneira de preparar seu espaço. É uma boa ideia limitar o acesso dos hóspedes a algumas áreas para reduzir o risco de contágio.