English Español 中文  Deutsch Français ItalianoPortuguês 日本語한국어 русский Nederlands

 

Aqui no Airbnb, nos inspiramos constantemente pela comunidade de anfitriões e pelas experiências mágicas e emocionantes que eles criaram no mundo todo. Ouvir sobre a história de outros anfitriões e conhecer as experiências na sua região é uma ótima forma de se inspirar.

Conversamos com seis anfitriões de experiências culinárias para que nos dessem conselhos e compartilhassem o que os apaixona e quais são seus maiores desafios como anfitriões. 

 

O que inspirou você a criar sua experiência?

“Meu marido é maquiador e trabalha no ambiente da cultura drag. Eu dou aula de culinária há uns 10 anos. Estávamos tentando encontrar uma maneira de podermos passar mais tempo juntos e fazer o que nós dois mais amávamos”, diz Pedro, que oferece uma aula e culinária e janta com drag queens em Lisboa. “A ideia era fazer o que nós dois mais gostamos, e o resultado foi uma aula de culinária e jantar drag queen, em que transformamos todos os nossos hóspedes em drag queens fabulosas. Nós nos divertimos todas as noites”.

“Eu queria compartilhar com as pessoas o conhecimento de minha mãe e minha esposa”, explica Brahim, que oferece uma aula de culinária com uma família marroquina em Marrakech. “E também mostrar a vida real de uma família marroquina. Tive a ideia de compartilhar nossa vida e nossa casa de verdade”.

 “Tivemos uma infância muito parecida”, diz Luca, que, juntamente com o coanfitrião Lorenzo, comanda as aulas de culinária em Chianti Hills, “Crescemos com nossas avós e aprendemos a cozinhar com elas. Sempre gostamos de cozinhar”.

 

Qual foi o seu momento mais marcante?

“Logo que abrimos a agenda, nossos celulares começaram a tocar. Nossa experiência já estava disponível e gritamos juntos “Reservas!” Foi muito bom, sabe. Dois hóspedes eram da Austrália e os outros dois de São Francisco. Desde então, não paramos mais”, diz o chef Raja, que organiza a experiência Prepare tacos al pastor com um chef na Cidade do México.

“Uma vez, recebemos um rapaz dos Estados Unidos que era cantor de ópera. Durante o almoço, ele começou a cantar. Foi um momento lindo, ele era muito talentoso. Todos ficaram surpresos”, lembra Lorenzo. “São vários pequenos detalhes que tornam nosso dia muito especial. Cada dia é diferente. Sempre temos algo marcante para lembrar”. 

“Comentários!”, acrescenta Luca. “Ao ler os comentários, deixamos escapar uma lágrima”.

“Recebemos um padre vindo da Itália. Ele veio com seu colarinho de padre, e tinha uns 65 ou 66 anos. Ele nos disse que não faria a transformação em drag queen, somente a aula de culinária, mas que se divertiria porque gostava do mundo drag queen”, lembra Pedro. “Ele foi para a estação de maquiagem e pediu apenas uma peruca. Em seguida, pediu alguns cílios e depois a maquiagem completa. Até cobrimos as sobrancelhas dele com cola e fizemos sobrancelhas novas. Pó, blush e delineador. Ele escolheu um vestido incrível e sapatos de salto alto. Passado algum tempo, ele tinha se transformado em uma linda drag queen e estava jantando conosco”.

“Meus convidados me presenteiam com seu tempo, por isso eu quero dar algo em troca. Algo mais. Cada criação minha é feita de acordo com os desejos da pessoa. Às vezes, elas são mais tagarelas, outras vezes mais tímidas. Eu penso na personalidade”, diz Tomok, que oferece Prepare makis criativos e molho japonês em Tóquio. “Algumas pessoas estão aqui por um curto período de tempo, e me escolheram. Então, é um momento muito importante. Eu quero fazer algo que seja realmente único…Ofereço seis experiências diferentes. E as pessoas voltam para experimentar mais uma. Isso para mim é muito emocionante”.

 

O que você gostaria de ter sabido antes de começar?

“Idiomas. Muitos idiomas. Eu falo 4 idiomas. Gostaria de saber falar chinês, japonês, malaio, filipino…Mas, felizmente, todos falam inglês”, diz Raja. “As pessoas que viajam pelo Airbnb e participam das experiências são tão simpáticas, que, algumas vezes, me impressiono. Estar preparado para receber tanto amor e carinho das pessoas, e retribuir de forma recíproca”.

“Dominar a arte de contar histórias e interagir com pessoas diferentes. Abrir seu coração, dar tudo de si e se divertir. Isso é o mais importante,” diz Sara, anfitriã de Paella no meu lugar secreto em Barcelona, Espanha.

 

Qual é o seu melhor conselho para outros anfitriões de experiências culinárias?

“O melhor conselho para eles é não seguir um guia, manual, livro ou regras para dar suas aulas de culinária. Em todas as aulas de culinária que dei nos últimos 10 anos, mesmo que não me lembrasse da receita, eu apenas contornava a situação e inventava algo. Eu digo mesmo às pessoas: “Olha, eu não me lembro, não vamos pesquisar no Google, mas se você adicionar açúcar, vai ficar muito bom, confie em mim. As pessoas gostam dessa autenticidade e não vão julgar você”, diz Pedro. “Depois de cada aula de culinária, os hóspedes recebem um link de onde podem baixar todas as receitas. E eu digo a eles que vou enviá-las, para que não se preocupem em memorizar. Mas o meu melhor conselho seria não tentar seguir regras”.

“E ser paciente”, observa Raja. “Às vezes, você recebe pessoas que não sabem segurar uma faca. Não as trate como se não soubessem de nada. Ensine a elas”.

“Receba as pessoas como se fossem membros da sua família ou amigos. Não como clientes”, afirma Brahim.

“Seja você mesmo. O que notamos é que elas querem companhia. Pessoas normais. Levando suas vidas, fazendo o que amam. Troque ideias durante a experiência e faça o que você realmente gosta de fazer”, diz Lorenzo.

“No início, elas vêm porque querem aprender a preparar uma massa. Depois de uma hora tudo muda. Ficamos amigos das pessoas”, acrescenta Luca. “Elas serão parte da sua vida. E você da vida delas”.

 

Luca e Lorenzo organizam a Aula de culinária nas colinas de Chianti na Toscana, na qual oshóspedes aprendem a preparar do zero diferentes tipos de massas e depois uma sobremesa italiana tradicional. 

Brahim oferece uma Aula de culinária com família marroquina em Marrakech, na qual os hóspedes primeiro degustam um café da manhã marroquino tradicional e depois visitam um mercado para comprar ingredientes e preparar o almoço. 

O chef Raja, um instrutor profissional e artista culinário, oferece a experiência Prepare tacos al pastor com um chef na Cidade do México. Os hóspedes vão até o mercado local para comprar os ingredientes e, em seguida, preparar e comer tacos. 

Pedro comanda a experiência Aula de culinária com drag queens em Lisboa. Ele se veste de drag queen e dá uma aula de culinária para os hóspedes, que também se vestem de drag queen para o jantar e um show. 

Tomok oferece Prepare makis criativos e molho japonês em Tóquio. Ela leva os hóspedes em uma caminhada por seu bairro e depois ensina a fazer makis criativos e um molho japonês. 

Sara hospeda a experiência Paella no meu lugar secreto em Barcelona, na qual ensina os hóspedes a fazer a receita de paella da sua avó.