English — Español — 中文 — Deutsch — Français — Italiano —Português — 日本語 — 한국어 — русский

Cada vez mais, os viajantes estão buscando atividades diferentes para se reconectar com a natureza. Nesse artigo, anfitriões de áreas rurais de todo o mundo falam um pouco sobre como transformaram suas paixões e conhecimentos em uma ótima experiência no Airbnb. 

O turismo rural nunca foi tão atrativo, com cada vez mais pessoas preferindo experiências de viagem conscientes e sustentáveis em vez de pontos turísticos lotados. Estamos percebendo essa tendência na plataforma Airbnb, onde milhares de anfitriões em todo o mundo estão oferecendo experiências únicas em que os os viajantes podem se conectar ao mundo rural e à natureza. 

As experiências no Airbnb são oferecidas por moradores locais e, muitas vezes, dão aos participantes acesso exclusivo com atividades que fogem do usual: imagine conhecer animais na fazenda de uma família no Peru, fazer geleia no interior da Inglaterra, colher alimentos e preparar massas in famiglia na Costa Amalfitana ou criar abelhas nos bosques da Austrália. Todas essas experiências são muito populares no Airbnb, e há uma grande variedade de atividades autênticas nas quais os viajantes estão interessados.

Caso tenha interesse em oferecer sua própria experiência no Airbnb, confira o guia passo a passo e saiba como começar

Como oferecer uma experiência

A vida rural que você leva ou suas habilidades únicas podem não ser novidade para você, mas para muitas pessoas seu dia a dia é fascinante e inspirador. Tudo o que você precisa é da paixão e da visão para transformar sua especialidade em uma experiência que atraia hóspedes do mundo inteiro. Muitos anfitriões afirmam que é mais fácil e mais animador começar quando pensamos nas possibilidades que essa atividade pode nos trazer. 

Elizabeth e Esteban usaram de sua paixão, conhecimento e tradição familiar como cafeicultores para oferecer uma experiência em sua fazenda de café. “Somos cafeicultores há cinco gerações. Há três anos, quando começamos a oferecer a experiência, nenhum dos trabalhadores do campo acreditava que os turistas estariam interessados em visitar nosso lugar! Desde que os hóspedes começaram a chegar, os trabalhadores da terra começaram a aprender inglês e a valorizar melhor a terra”, conta Elizabeth e Esteban.  “Como forma de criar um laço dos hóspedes à terra, plantamos um pé de café para cada hóspede e damos o nome do viajante à plantinha. Oferecer essa experiência é uma forma de honrar minha família, minha história e minha cultura.”

Kamal, na Índia, transformou seu amor pela natureza e paixão por compartilhar sua cultura em uma experiência de ciclismo e trilha pelas cordilheiras de Dhauladhar nos Himalaias. “Nunca planejei ser um anfitrião de experiências, mas senti que precisava fazer algo”, disse ele. “Os visitantes estavam viajando para minha cidade natal apenas para visitar McLeod Ganj (conhecida mundialmente pela presença do Dalai Lama), mas estavam perdendo a riqueza natural das montanhas. As experiências no Airbnb permitem que eu honre minha cidade natal compartilhando-a com os viajantes.”

Empreendedorismo do seu jeito

Ao oferecer experiências na plataforma Airbnb, você entra em contato com uma comunidade de hóspedes global e tem controle total sobre preços, horário, tamanho do grupo e estrutura da sua atividade. Você não paga nenhuma taxa para criar e publicar sua experiência. 

Emmanuelle, que oferece uma experiência com alpacas na Normandia, França, conta que, com a renda extra, pode financiar uma atividade que ama muito. “Durante a semana, trabalho como enfermeira, mas nos fins de semana me entrego a uma grande paixão: a agricultura”, diz ela. “Oferecer uma experiência no Airbnb me ajudou a desenvolver fontes adicionais de receita. Posso dizer que, sem essa renda, não conseguiria pagar por essa paixão.” 

Todas as experiências que envolvem animais seguem as Diretrizes de Bem-Estar Animal, criadas em consulta com a World Animal Protection. As diretrizes servem como uma ferramenta prática para ajudar os anfitriões a criar suas experiências que envolvem interações com animais domésticos e de trabalho. Os viajantes que buscam experiências rurais muitas vezes já demonstram interesse e são engajados na causa de bem-estar animal ou em questões de conservação e sustentabilidade. 

“As comunidades rurais são o lugar mais incrível para a conservação do patrimônio cultural e material local; elas realmente são o exemplo vivo de proteção da biodiversidade em todo o mundo”, diz Giacomo, que oferece uma experiência de slow food em Amalfi, Itália.  “No entanto, as comunidades rurais também são muito frágeis. Nós da slow food acreditamos que as experiências de viagem podem ser uma forma de apoiar as comunidades rurais, além de aprender sobre ótimas práticas e estilos de vida e proporcionar aos hóspedes a oportunidade de entrar em contato com algo único.”

 Compartilhe suas paixões

Umas das maiores alegrias de oferecer uma experiência é poder compartilhar o que você mais ama e transmitir essa paixão para pessoas interessadas e engajadas do mundo inteiro. 

Megaen é uma anfitriã nas Catskills, que ficam a 1 hora de Nova York. Depois de anunciar uma acomodação no Airbnb, ela começou a oferecer sua experiência Abraços, caminhada e convivência com cabras resgatadas. “Percebi que os hóspedes que ficavam em nosso nosso chalé estavam sempre curiosos e encantados com as cabras resgatadas que tínhamos na propriedade, então decidi oferecer uma experiência — e a atividade é um sucesso desde o primeiro dia!”, conta ela. “Se você ama a experiência que oferece, as pessoas sentem isso. Faça o que gosta e você vai encontrar uma forma de torná-la sustentável.”

“Oferecemos experiências porque somos apaixonados por compartilhar a origem da comida com pessoas do mundo inteiro”, diz Kat, de Sterling, Escócia, que oferece aos hóspedes a experiência da vida em sua pequena fazenda. “A Escócia tem uma herança agrícola muito rica, de grandes a pequenas propriedades familiares, como nosso sítio. Temos a oportunidade única de conectar o passado de nossa fazenda do século XVII ao movimento alimentar local desse momento, e essa é nossa verdadeira paixão.”

Uma conexão duradoura

Mais do que nunca, desejamos criar vínculos pessoais significativos. Oferecer uma experiência é uma forma maravilhosa de conhecer pessoas de diferentes culturas em um ambiente tranquilo e inesquecível, além de criar relações que continuam mesmo depois que a experiência termina. 

“Todos os dias são inesquecíveis — encontramos pessoas do mundo inteiro, que compartilham nossos interesses, paixões e amor pela natureza, história e comida, e a conexão se constroi naturalmente”, contam Giulia e Carlo, um casal que oferece uma experiência nas colinas do Prosecco, próximo a Milão. “Ao longo dos anos, conhecemos pessoas incríveis e mantemos contato com a maioria delas. No ano passado, fomos convidados para o casamento de um casal australiano que ficou noivo em nossa experiência! Organizamos toda a decoração, contratamos músicos e preparamos a refeição nos vinhedos”, diz Carlo. 

A vontade de se conectar com as pessoas inspira Antonia a deixar um pouco seu trabalho diário como equoterapeuta para crianças com deficiência e oferecer uma experiência de comunicação com cavalos, que engloba seu amor pelos animais e pela biodiversidade. “A conexão que as pessoas sentem comigo e com os cavalos as fazem repensar a forma como tratam e enxergam os animais”, diz ela. “Cada sessão de experiência é diferente — nunca é chata porque, na minha opinião, se a experiência tiver a ver com você e se você estiver feliz com o que faz, os hóspedes se vão se conectar com o anfitrião e com a alma da experiência.”

Saiba mais sobre como oferecer sua própria experiência