English Español中文 Deutsch Français Italiano日本語 한국어 русский Português Nederlands

 

Depois de trabalhar como professor por mais de 10 anos, Matt estava pronto para mudar de ares — ele só não sabia o que queria fazer. O que ele sabia era que adorava explorar o oceano, levando seus amigos com frequência para os melhores locais de mergulho de San Diego depois do trabalho. Sua formação como educador deu a ele um amplo conhecimento sobre a vida abundante que existe abaixo da superfície da água. Impressionado com suas habilidades, um de seus amigos perguntou: “Por que você não faz disso seu trabalho?” A partir daí, as peças começaram a se encaixar.

 

Sentindo a temperatura da água

No início, Matt tinha muitas dúvidas sobre se deveria ou não se tornar um anfitrião. Ele não tinha certeza se seus passeios seriam interessantes para o público em geral. Felizmente, ele tinha um amigo que acreditava nele e que o incentivou a tentar algo novo. 

Apesar de suas preocupações, Matt logo percebeu que ser um anfitrião e ser um educador tinham muitas coisas em comum. Ele adora as oportunidades que o mergulho com snorkel oferece de criar “aulas práticas profundas”. Ao encontrar um animal, ele o mostra para seus hóspedes e usa seu conhecimento de biologia marinha para explicar o que esse animal tem de especial. Ele acredita que ser um educador é o que faz com que sua experiência se destaque das outras. “Não sou só mais um guia turístico aleatório. Sou um professor de verdade e sei como dar às pessoas um olhar aprofundado sobre esses animais.”

Matt oferece três experiências de mergulho com snorkel: uma para iniciantes em Mission Bay, uma na área marinha protegida de La Jolla Shores e uma para nadadores mais avançados em La Jolla Cove. Ele apresenta os hóspedes do mundo inteiro aos residentes marinhos da costa de San Diego, que vão desde minúsculas lesmas marinhas a tartarugas marinhas gigantes. “Há cerca de quatro tartarugas verdes do Pacífico Oriental que vivem aqui. Nós as vemos de vez em quando, e sei exatamente onde elas vivem. A maioria das pessoas não sabe onde encontrá-las.”

 

Navegando por águas turbulentas

A jornada de Matt como anfitrião não foi sempre um mar de tranquilidade. Um de seus primeiros grandes obstáculos foi descobrir como adquirir todas as licenças certas. Ele admite que não sabia quantas permissões diferentes eram necessárias antes de começar. “Você precisa ter uma licença para levar as pessoas para praticar mergulho com snorkel e ganhar dinheiro com atividades aquáticas, mesmo que não tenha um caiaque ou uma prancha.” Não demorou muito para ele descobrir que não era fácil encontrar informações sobre as licenças que precisava obter junto ao governo local. 

Em vez de pesquisar online, Matt conversa com guardas-florestais e funcionários do governo pessoalmente para conseguir respostas para suas perguntas. “Geralmente, espero os guardas-florestais passarem por aqui e digo: ‘Eu acho que tenho licença certa, mas caso não tenha, como faço para conseguir uma?’” Embora isso possa dar muito trabalho, Matt sabe que precisa cumprir a lei para oferecer experiências bem-sucedidas, então ele se esforça para fazer tudo o que precisa. Confira nossas páginas de hospedagem responsável para encontrar mais informações sobre como obter as licenças certas.

À medida que suas experiências ficaram mais populares, Matt enfrentou outro desafio: outro anfitrião publicou uma experiência parecida com a dele. Ele conta que esse anfitrião basicamente copiou e colou sua descrição inteira e metade de sua biografia e publicou tudo como se fosse dele. Depois de muitas conversas, os esforços de Matt acabaram fazendo com que o anfitrião editasse a página dele para usar suas próprias palavras. Se você se encontrar em uma situação como essa, veja mais informações sobre o que fazer aqui.

 

O maior defensor dos oceanos

Oferecer experiências permitiu que Matt dedicasse seu tempo e energia à causa que ele mais ama. “Eu posso cumprir minha missão, que é criar defensores do meio ambiente.” Ele acredita que ao dar às pessoas a chance de ver a vida marinha de perto, elas passarão a se importar mais com a preservação dos oceanos. “Se você não tem ideia do que é uma lesma marinha, não vai se importar com ela.” Ele espera que os hóspedes que participam de sua experiência se deslumbrem com a diversidade da vida marinha e aprendam a respeitá-la. 

Além de incentivar essa importante missão de vida, Matt também tem o prazer de testemunhar momentos de transformação pessoal em seus hóspedes. Muitas vezes, as pessoas chegam às suas experiências com medo do oceano, então ele se encarrega de ajudá-las a superar esse medo. Ele começa fazendo com que os hóspedes fiquem à vontade uns com os outros antes de entrar na água. Depois de fazer com que todos no grupo se apresentem, ele procura pontos em comum para tentar criar laços entre os hóspedes. “Eu tento assumir o controle da conversa para depois passar a liderança a outra pessoa. Sou muito bom em promover diálogos.” Pode ser algo simples, como mencionar de onde alguém é e perguntar se alguém no grupo já esteve lá.

Ir para a água é o próximo desafio para os hóspedes, mas Matt descobriu que paciência e confiança são fundamentais. Ele lembra de uma hóspede que começou a experiência “aterrorizada”, mas depois que ele a colocou na água aos poucos e a ajudou a perceber que não havia nada a temer, ela começou a nadar para todos os lados e a mostrar animais para os outros hóspedes. “A confiança dela brilhou.” Matt reconhece a dificuldade que alguns hóspedes podem ter para enfrentar seus medos, e ele aplaude o voto de confiança que eles dão ao reservar com ele. “Fico muito impressionado que tantas pessoas saiam de sua zona de conforto com um cara barbudo aleatório e passem uma hora na água com ele.”

 

 

Surfando as ondas

Matt está muito feliz que suas experiências cresceram tanto desde que ele começou. “Agora, mais da metade do meu calendário está cheio de atividades do Airbnb que eu ofereço,” conta ele. Tendo em vista esse sucesso, ele recentemente fundou sua própria empresa, a SnorkelMatt, e começou a ver suas experiências mais como um verdadeiro negócio em vez de um trabalho paralelo. “Para mim é impressionante o crescimento que ocorreu em menos de 2 anos. Isso é um sinal de que eu preciso continuar surfando essa onda enquanto ainda estou nela.”

Matt incentiva qualquer um que queira se tornar um anfitrião a adotar uma atitude proativa diante das dificuldades. Ele lembra que “estava sempre de olho nos desafios” quando começou a hospedar, mas logo percebeu que precisava mudar sua atitude para ser bem-sucedido. Desde então, passou a ver os obstáculos simplesmente como itens de sua lista de tarefas. Segundo ele, “se você não tem as licenças”, simplesmente “corra atrás das licenças.” Matt atribui essa perspectiva ao seu sucesso como anfitrião: “Eu continuo progredindo, porque nunca estou satisfeito em deixar as coisas como estão”. 

Para ele, a paixão é o que possibilita experiências de sucesso. Sua paixão vem de seu amor pelo oceano, mas qualquer pessoa que tenha algo para compartilhar pode canalizar esse impulso. “Você tem controle sobre seu próprio destino”, afirma ele. “Se você tem uma paixão e quer compartilhá-la com as pessoas, nada está impedindo você de fazer isso. Vá com tudo.”

 

Matt é o anfitrião das experiências “Mergulhe de snorkel e conheça a vida marinha de Mission Bay!”, “Mergulho de snorkel em La Jolla com biólogo” e de outras experiências relacionadas ao oceano. Ele mora em San Diego, Califórnia.