English  Español  中文 —  Deutsch  Français  Italiano — 日本語  한국어  русский  Português Nederlands

Recentemente, nos sentamos com Ruthy, anfitriã dos Melhores Sabores de Lisboa, para conversar sobre sua jornada ao lançar e hospedar uma experiência gastronômica que tem mais de 1.500 comentários. Junto com Rita, sua coanfitriã, Ruthy hospeda duas experiências seis dias por semana e diz que só para de pensar em seus negócios quando deita sua cabeça no travesseiro à noite. Seu objetivo é ajudar a tornar Portugal conhecido por sua deliciosa cozinha e bebidas únicas, e mostrar aos viajantes um lado autêntico de Lisboa que eles poderiam não ter encontrado de outra forma.

Como Ruthy hospedou milhares de hóspedes e inspirou tantos comentários incríveis? Leia mais para saber os segredos do seu sucesso.

Como você se sentiu ao lançar sua experiência? Você parece ser uma anfitriã nata. Já ficou nervosa alguma vez?

Sim, já! Ficava muito nervosa imaginando o que os hóspedes esperariam de mim e da experiência. Tento me mostrar sempre tranquila e tratar meus hóspedes como amigos. Adoro conhecer pessoas novas, então, desde o começo, tento ver isso como um jeito de fazer novos amigos.

O que ajudou a lançar sua experiência e conseguir seus primeiros hóspedes?

Quando comecei, eu tinha datas disponíveis todos os dias. Ainda que eu só tenha hospedado um ou dois hóspedes em algumas dessas experiências, valeu a pena para mim no início para receber meus primeiros comentários.

Eu diria a um novo anfitrião para abrir quantas datas puder no início, para tentar conseguir esses primeiros comentários. Você pode não abrir datas em todos os dias, mas faça o que puder. Mesmo que você tenha um ou dois hóspedes, eles podem se transformar em seus primeiros comentários.

Você já hospedou milhares de hóspedes. De onde vêm suas reservas?

A maioria das minhas reservas vem diretamente através do Airbnb, mas o boca a boca tem sido uma boa fonte de hóspedes também. Recentemente, alguns hóspedes me disseram que estavam conversando sobre sua viagem a Lisboa em um café, e um casal na fila ao lado lhes interrompeu e disse que eles tinham que participar da minha experiência.

Ter vários comentários ajuda, sem dúvida, mas acho que a qualidade dos comentários é muito importante também.

Você faz algo em particular para que seus hóspedes deixem bons comentários?

No final da minha experiência, tiro uma foto do grupo e, depois da experiência, envio-a para meus hóspedes através de uma mensagem do Airbnb e peço que eles deixem um comentário caso tenham se divertido.

Parece que eles estão escrevendo excelentes comentários porque se divertem com você. Você tem conselhos para novos anfitriões sobre como garantir que os hóspedes se divirtam?

O melhor conselho que recebi foi de um amigo meu. No início, ele me disse: “Você pode se esgotar hospedando todos os dias a mesma experiência, explicando as mesmas coisas. Lembre-se que, mesmo que esta seja a centésima vez que você está fazendo isso, será a primeira vez dos hóspedes.”

Isso me marcou. Antes de cada experiência, eu paro um pouco e penso comigo mesma: “Esta é a primeira vez para esses hóspedes”. Tento me colocar no lugar deles. Assim, vejo minha experiência através de seus olhos. Como anfitriã, não posso simplesmente ter um dia ruim –– ou não posso deixar os hóspedes perceberem que estou em um dia ruim ou que estou estressada.

A boa notícia é que os hóspedes estão em um bom espaço e geralmente estão felizes e receptivos. Muitas vezes eles estão de férias, então se eu ficar alegre e tratá-los como amigos, nós vamos nos divertir.

Acho também que a maioria dos hóspedes confia na marca Airbnb, por isso eles se sentem seguros quando vêm para a experiência. Eles podem confiar nessa experiência e em mim como anfitriã, e sabem que, se algo der errado, podem entrar em contato com o Airbnb para conseguir ajuda.

E quanto aos dias mais desafiadores? Eles existem?

Bem, sim, como na semana passada, que fez 44°C (ou 114°F) à sombra em Lisboa, ou às vezes chove e todos nós ficamos encharcados –– mas, se eu não me importar muito com isso, os hóspedes ficam felizes. No calor, eu me certifico de servir muita água aos hóspedes em cada parada. Quando chove, eu só mantenho o astral leve e divertido e tenho em mente que, se eu não me importar muito, os hóspedes também não se importarão. Basta seguir em frente, manter o bom humor e rir disso!

Como você faz com que seus hóspedes se conectem uns aos outros?

Eu faço perguntas muito básicas no início, para saber de onde eles estão vindo e quanto tempo eles ficarão em Lisboa. Se alguns hóspedes são tímidos e não se abrem muito, dedico um pouco mais de tempo para deixá-los confortáveis e faço perguntas sobre seu trabalho ou hobbies. Tento passar um tempo conhecendo cada hóspede, e me interesso de verdade em conhecer novas pessoas e descobrir mais sobre elas. Muitas vezes, quando estou fazendo perguntas sobre eles, outro hóspede pode ouvir que eles gostam de pintar e se juntam à conversa.

Eu tento manter o astral leve e divertido. Se eu perceber que a conversa pode começar a se mover em direção à política, eu informo aos hóspedes que há alguns tópicos que são proibidos. Eu tento fazer isso de um jeito leve e depois mudo o assunto da conversa.

Você agora hospeda quase todos os dias. Tem algum conselho para anfitriões que também podem querer hospedar com essa frequência?

Isso dá muito trabalho. Eu amo isso, e conheço pessoas novas todos os dias. No entanto, eu também estou sempre pensando sobre o negócio –– até a hora em que eu deito para dormir. É ótimo ser minha própria chefe, mas trabalhei muito nisso.

O que vem depois para você? Qual é o futuro que você vê para suas experiências gastronômicas nos próximos anos?

Quero lançar uma segunda experiência gastronômica em outro bairro. Eu costumava hospedar uma experiência em uma área turística de Lisboa e não era tão popular, por isso estou procurando outra área que tenha um monte de restaurantes autênticos, para que eu possa mostrar aos meus hóspedes como Portugal realmente é.

O que o Airbnb pode fazer para lhe servir melhor como anfitriã?

A única coisa que eu realmente queria era poder mudar o número de hóspedes em uma experiência. Um restaurante pode me ligar e dizer que, em uma determinada data, só pode receber uma certa quantidade de hóspedes. Acessei o aplicativo recentemente e percebi que agora eu posso limitar o número de hóspedes em uma única sessão da experiência!

Eu adoraria ter mais recursos de mensagens, talvez separando as mensagens de consultas e as mensagens enviadas por hóspedes reservados. Mas o restante tem sido muito fácil de usar até agora, e adoro ver essas atualizações à medida que as Experiências do Airbnb se expandem!