English Español 中文 Deutsch Français Italiano日本語 한국어 русский Português

 

A conexão humana é essencial para as experiências online. Como anfitrião, é importante planejar uma experiência interativa, que incentive a participação entre você e seus hóspedes. Como todos estão separados fisicamente, os hóspedes devem sentir que você está levando seu mundo para eles, onde quer que estejam. 

Nossas pesquisas nos mostram que a capacidade de interagir com os anfitriões em tempo real é a principal razão que faz com que os hóspedes paguem por uma experiência, e não optem por uma alternativa gratuita. Para que você e seus hóspedes aproveitem ao máximo seu tempo juntos, confira aqui algumas dicas para interagir melhor com eles e ajudá-los a se conectar uns com os outros antes, durante e depois da sua experiência online.  

Antes da sua experiência

Ser um anfitrião proativo ajuda muito a fazer com que as pessoas se sintam especiais. Antes de conhecer seus hóspedes:

  • Envie uma mensagem de boas-vindas. Uma mensagem de boas-vindas dirá aos seus hóspedes que você não vê a hora de recebê-los, dará uma ideia do que eles podem esperar da sua experiência, descreverá o que eles devem levar e confirmará toda a logística do evento, para que eles se sintam preparados. Você também pode anexar uma foto para chamar a atenção deles. 

Por exemplo: “Não vejo a hora de receber você em minha acolhedora cozinha toscana. Antes de nos encontrarmos, certifique-se de ter farinha comum, 4 ovos e uma mesa limpa para cozinhar. Vamos precisar dessas coisas para fazer a receita de massa que minha família prepara há 100 anos. Quando terminarmos, você saberá fazer massa como os italianos! Caso tenha alguma alergia alimentar, entre em contato comigo. Ficarei feliz em adaptar os ingredientes para você. Não vejo a hora de nos encontrarmos! P.S.: Por favor, chegue na hora para não perder a surpresa que planejei.” 

  • Faça seu dever de casa. Confira sua lista de hóspedes e considere ler o perfil de cada um deles com antecedência. Isso pode ajudar você a memorizar os nomes, rostos e até mesmo onde eles estão — detalhes que você também pode consultar se enviar mensagens individuais para os hóspedes antes da experiência.

Durante sua experiência

Preparar-se com antecedência é essencial para acolher e envolver os hóspedes! No dia da sua experiência:

  • Chegue cedo. Entre no Zoom pelo menos 10 minutos antes do horário de início da experiência para garantir que não há problemas com sua conexão com a Internet, áudio, vídeo ou plano de fundo. O que os hóspedes verão e ouvirão quando clicarem no link do Zoom? Prepare seu espaço para os hóspedes virtuais da mesma forma que faria se estivesse recebendo eles em sua casa. Mantenha tudo bem organizado e limpo e certifique-se de que o que aparece na tela representa bem quem você é e o que é essa experiência. 
  • Comece na hora certa. Os primeiros 60 segundos da sua experiência são fundamentais, por isso, é importante causar uma excelente primeira impressão. À medida que os hóspedes chegarem, cumprimente cada um deles pelo nome e apresente-se para que eles saibam que você é o anfitrião. Considere mencionar de onde os hóspedes são e definir regras básicas antes de iniciar a experiência. Como você quer que os hóspedes usem o chat? Você prefere que eles não falem durante a experiência? Avise-os logo no início.
  • Faça contato visual. Durante videochamadas, é instintivo olhar para o que está na tela. Como anfitrião, é importante olhar diretamente para a lente da câmera frontal — isso fará com que os hóspedes sintam que você está olhando nos olhos deles, e não para outra coisa.
  • Estabeleça sua credibilidade. Os hóspedes querem saber por que você é a pessoa ideal para oferecer essa experiência. Não seja tímido — conte para eles como você se tornou um especialista, por que ama hospedar e o que planejou para que eles se empolguem com a experiência que terão com você. 

Por exemplo: “Faço mágica desde os seis anos e tenho vários recordes mundiais do Guinness. Não vejo a hora de trazer você para meu mundo fantástico e mostrar alguns dos meus truques favoritos. Vou ensinar quatro truques diferentes para você e, com sua ajuda, vou tentar quebrar outro recorde mundial!”

  • Quebre o gelo. Para tranquilizar os hóspedes e ajudá-los a se conectarem uns com os outros, tente quebrar o gelo de modo divertido. Por exemplo, você pode pedir a cada um para mostrar a vista da janela deles, perguntar por que eles decidiram participar dessa experiência ou algo relevante para o que você planejou. Se você estiver oferecendo uma oficina de comida italiana, peça a todos que digam qual é a massa favorita deles. 
  • Estimule a colaboração entre os hóspedes. As pesquisas mostram que, quando as pessoas trabalham juntas para superar um desafio, elas se aproximam. Apresente um desafio, um tópico de discussão ou um enigma que os hóspedes possam resolver juntos durante a experiência. Você pode usar o recurso de salas para grupos para que eles possam colaborar juntos.
  • Mantenha a conversa viva. Ao longo da experiência, veja como seus hóspedes estão e separe algum tempo para fazer e responder a perguntas para mantê-los envolvidos. Se vocês estiverem fazendo algo, peça a cada pessoa para mostrar seu trabalho em andamento.
  • Surpreenda e encante seus hóspedes. Um aspecto essencial da hospitalidade é definir expectativas — e depois superá-las. Tente trazer algo totalmente inesperado e inesquecível para sua experiência. Por exemplo, diga aos seus hóspedes que você vai compartilhar a receita de dumplings da sua avó, mas envie ela E sua receita de noodles favorita, para que eles possam preparar uma refeição completa. 

Após sua experiência

Sua experiência tem que chegar ao fim, mas os elos que você criou com os hóspedes não. Para continuar a conversa: 

  • Diga aos hóspedes onde eles podem encontrar você. As pessoas gostam de dar apoio aos anfitriões que elas apreciam, por isso, incentive os hóspedes a entrar em contato com você nas redes sociais. Para mostrar sua paixão pelo tema da experiência, certifique-se de fazer isso de uma forma que não pareça promocional. 
  • Mande uma mensagem para retomar o contato com seus hóspedes. Esta é a sua oportunidade de fechar o ciclo, agradecer aos hóspedes e talvez compartilhar uma foto ou uma receita com eles. Também uma ótima maneira de pedir gentilmente um feedback.

 


Quer saber mais sobre as experiências online? Leia estes artigos relacionados:

Como configurar áudio e vídeo para sua experiência online

Como organizar o ambiente da sua casa para oferecer sua experiência online

Como hospedar experiências online de modo envolvente

Como lidar com o inesperado durante sua experiência online