Nós recentemente organizamos um seminário online para discutir por que podem ocorrer flutuações no número de pedidos de reserva e como os anfitriões podem usar o calendário e ferramentas de preço para atingir suas metas de hospedagem. As funcionárias do Airbnb Bola Akinsanya, Especialista em Engajamento de Anfitriões, e Carla Pellicano, Gerente de Produto para Preço e Disponibilidade, conduziram a discussão e tiraram as dúvidas dos anfitriões que acompanharam ao vivo. Confira abaixo alguns dos destaques dessa conversa.

Flutuações entre as diferentes temporadas são esperadas.

Os anfitriões sempre nos contam que eles percebem uma redução dos pedidos de reserva em certas épocas do ano. As tendências de viagem variam bastante de acordo com o local, mas é normal ter temporadas mais populares e outros momentos onde a procura é menor.

A Bola ilustrou essa ideia usando uma cidade como exemplo: Miami, Flórida, EUA. Durante o verão, quando geralmente se espera muitas viagens, o número de pedidos de reserva no Airbnb fica um tanto quanto baixo em Miami. Isso acontece porque a maioria das cidades nos EUA possuem um clima de verão agradável, portanto os viajantes têm muitas opções de destino. O que vemos é que a temporada mais movimentada de Miami é no inverno, quando os viajantes gostam de fugir de suas cidades congelantes para relaxar no calor e sol que Miami oferece quase o ano inteiro.

Identifique os melhores momentos para hospedar e faça planos com antecedência.

Muitos anfitriões conseguem tirar proveito de eventos especiais em suas regiões ao se planear pensando adiante. Se houver um festival, um evento desportivo ou até mesmo uma grande conferência de negócios vindo para a sua região, você pode aproveitar o aumento no fluxo de hóspedes ao abrir a disponibilidade do seu calendário com antecedência.

Há ferramentas nas configurações de reserva do calendário que podem ajudar.

Durante a baixa temporada, você tem a opção de usar diversas ferramentas para aumentar sua flexibilidade, como permitir pedidos para o mesmo dia ou diminuir suas exigências de estadia mínima.

Para encontrar suas configurações de reserva, clique em “Editar Anúncio e Calendário” logo abaixo do nome do seu anúncio. Em seguida, clique em “Configurações” no canto superior direito do calendário. Aqui você as opções de aceitar pedidos para o mesmo dia, bloquear o calendário para “tempo de preparação” antes e depois de uma reserva e limitar pedidos muitos distantes.

Você pode personalizar seus requisitos de estadia mínima para finais de semanas, determinadas temporadas ou até mesmo datas específicas. Clique no link “Adicionar um requisito para temporadas ou finais de semana” logo abaixo das configurações de estadia mínima e máxima para fazer esses ajustes.

Há ferramentas para ajudar você a tomar decisões mais conscientes sobre preços.

O preço do seu espaço sempre será uma escolha somente sua. Muitos anfitriões já nos perguntaram sobre como definir um preço, portanto desenvolvemos ferramentas para ajudar você a tomar decisões mais conscientes. Além da sugestão de “Preço Básico” (encontrada em ‘Seus Anúncios’ > ‘Editar Anúncio e Calendário’ > ‘Preços’ no menu à esquerda), também há um recurso que apresentamos recentemente que lhe oferece dicas de preço diárias de forma dinâmica.

Essas dicas de preço podem ser encontradas no calendário (clicando em ‘Seus Anúncios’ > ‘Editar Anúncio e Calendário’). A ferramenta calcula essas dicas com base em dezenas de fatores, como as visualizações do seu anúncio e reservas anteriores, e considera a probabilidade do seu espaço ser reservado a diferentes preços para cada data disponível. Para anfitriões mais novos, as sugestões do modelo devem melhorar com o tempo conforme ele for observando como os hóspedes interagem com seu anúncio.

Para obter mais informações sobre as configurações do calendário e de preços, visite a Central de Ajuda.

Agradecemos novamente a todos que acompanharam o seminário online conosco! Apresentaremos seminários online sobre diversos assuntos regularmente, então fique de olho nos nossos avisos e comunicados. Esperamos que participe com a gente da próxima vez.