English  Español  中文 —  Deutsch  Français  Italiano — 日本語  한국어  русский  Português  Nederlands

Como anfitrião, você se orgulha por oferecer uma hospitalidade de primeira a todo tipo de hóspede. Isso também inclui receber pessoas com deficiência, e bastam alguns ajustes simples para tornar sua experiência mais relevante para pessoas com necessidades especiais.

Trabalhamos com Suzanne, uma Gerente de Mercados de Acessibilidade no Airbnb que locomove-se exclusivamente por cadeira de rodas e que tem uma paixão enorme pela indústria de viagens acessíveis, para compartilhar a importância de se pensar sobre mobilidade ao criar e guiar sua experiência.

Adicionando informações de acessibilidade à página da sua experiência

Embora não seja necessário nenhum tipo de treinamento formal para receber hóspedes com necessidades especiais, é importante saber como se preparar para ter sua experiência reservada por todos os tipos de hóspedes. Pare um pouco e observe: do que seus hóspedes podem precisar? Há escadas em algum momento da experiência? O local tem acesso para cadeiras de rodas?

Acesse sua própria experiência (airbnb.com.br/host/experiences) e veja que dentro de Requisitos dos Hóspedes há uma seção chamada Requisitos Adicionais. Nesta seção, você pode criar uma subseção com o título “Informações de acessibilidade“.

Se você hospeda sua experiência em um único local, considere adicionar as informações a seguir que se aplicarem a sua experiência:

  • Entrada sem degraus: se o local não possuir uma entrada sem degraus e não houver uma rampa ou entrada alternativa, hóspedes com algum problema de mobilidade correm o risco de não conseguir participar.
  • Espaço para manobras: um local pequeno ou apertado pode dificultar bastante a mobilidade e conforto de hóspedes em cadeiras de rodas.
  • Banheiros acessíveis: é importante o hóspede saber se há um banheiro adequado e acessível disponível durante a experiência.
  • Estacionamento com vagas para pessoas com necessidades especiais: transporte público pode ser uma opção difícil para hóspedes com deficiência, portanto incluir informações sobre estacionamentos com vagas para pessoas com necessidades especiais próximos ao local pode ajudar muito.
  • Equipamentos especiais: se você oferece equipamentos adaptados ou modificados, conte isso aos seus hóspedes! É algo que pode tornar sua experiência mais agradável e proveitosa para hóspedes com necessidades especiais.

Veja este exemplo de informações de acessibilidade que poderiam ser incluídas na página de um concerto intimista:

Há três degraus entre a calçada e a entrada principal do local, mas existe uma entrada lateral com acesso sem degraus. O local é de espaço aberto e bastante amplo — uma pessoa de cadeira de rodas conseguiria se locomover sem problemas. Há um banheiro para pessoas com necessidades especiais com corrimões de apoio e uma corda sinalizadora de emergência. O local não possui estacionamento próprio, mas há um estacionamento público a 200 metros com cinco vagas para pessoas com deficiência. O estacionamento custa 10 libras esterlinas pelo período de três horas. Hóspedes com deficiência visual ou auditiva ou com dificuldades cognitivas ou de aprendizagem podem participar tranquilamente da minha experiência. Por favor, entre em contato comigo para conversar sobre suas necessidades específicas antes de fazer uma reserva.

Se você hospeda sua experiência em mais de um local, considere adicionar as informações a seguir que se aplicarem a sua experiência:

  • Rota sem degraus: um tour ou passeio sem degraus significa uma experiência adequada a um maior número de hóspedes, incluindo pessoas em cadeiras de rodas ou hóspedes com carrinho de bebê.
  • Nível plano: destacar todas as partes do caminho que possuem um desnível acentuado ou uma superfície irregular permite que hóspedes com problemas de mobilidade decidam se podem encarar o terreno.
  • Banheiros acessíveis: é importante o hóspede saber se há um banheiro adequado e acessível disponível durante a experiência.
  • Estacionamento com vagas para pessoas com necessidades especiais: transporte público pode ser uma opção difícil para hóspedes com deficiência, portanto incluir informações sobre estacionamentos com vagas para pessoas com necessidades especiais próximos aos locais pode ajudar muito.
  • Equipamentos especiais: se você oferece equipamentos adaptados ou modificados, conte isso aos seus hóspedes! É algo que pode tornar sua experiência mais agradável e proveitosa para hóspedes com necessidades especiais.

Veja este exemplo de informações de acessibilidade que poderiam ser incluídas na página de uma caminhada turística:

Não há nenhum degrau ao longo do percurso e sempre atravessaremos a rua na faixa de pedestres onde há guia rebaixada. A maior parte do terreno é plana, embora exista um pequeno trecho de aproximadamente 50 metros com uma subida relativamente íngreme. Se alguém precisar ou desejar, terei o maior prazer em ajudar com a subida. Além disso, outro trecho pequeno do percurso é de paralelepípedos, mas podemos evitar essa parte se você desejar, só peço que me avise com antecedência. Na metade do caminho passaremos por banheiros públicos para pessoas com necessidades especiais. Eles só podem ser acessados com uma Radar Key. Por favor, me avise caso não possua uma Radar Key para eu lembrar de levar uma. Não há vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência no início do passeio, mas há um estacionamento público bem próximo. Estou à disposição para fornecer mais detalhes, se precisar. Hóspedes com deficiência visual ou auditiva ou com dificuldades cognitivas ou de aprendizagem podem participar tranquilamente da minha experiência. Por favor, entre em contato comigo para conversar sobre suas necessidades específicas antes de fazer uma reserva.

Esqueceu alguma coisa?

Não se preocupe se você esquecer de colocar alguma coisa na página da sua experiência. Os hóspedes sabem de suas próprias necessidades e perguntarão se tiverem alguma dúvida.

Nem todas as experiências poderão acomodar hóspedes com necessidades especiais — mas tudo bem! O mais importante é fornecer o máximo de informações no anúncio da sua experiência para que os hóspedes possam tomar uma decisão consciente sobre sua participação.