English  Español  中文 —  Deutsch  Français  Italiano — 日本語  한국어  русский  Português Nederlands

Proporcionar uma hospitalidade inesquecível aos seus participantes pode ser um fator decisivo para seu sucesso como anfitrião. Quando seus participantes se sentem acolhidos, como se estivessem realmente em casa, eles ficam mais inclinados a divulgar sua experiência e podem deixar comentários mais elogiosos e avaliações de cinco estrelas. Os melhores anfitriões constroem seu sucesso com uma experiência e um participante de cada vez.

Aprendemos com nossos melhores anfitriões que hospitalidade é fazer com que as pessoas se sintam à vontade. Eles oferecem experiências inesquecíveis, dedicando tempo para pensar cuidadosamente em como seus participantes realmente se sentem em cada etapa da jornada da sua experiência. Quais sentimentos você deve tentar inspirar em seus participantes se estiver sendo um anfitrião hospitaleiro? Apresentamos aqui quatro aspectos que podem fazer com que seus participantes se sintam acolhidos e assegurar que eles se lembrarão da sua hospitalidade para sempre:

  • Transmite segurança
  • Reconhece cada indivíduo
  • Acolhe a todos
  • Faz com que eles se sintam especiais

Vamos nos aprofundar nesses aspectos essenciais da hospitalidade e descobrir como você pode fazer com que seus participantes se sintam imediatamente à vontade e prontos para uma experiência de 5 estrelas.

Ajude os participantes a se sentirem seguros

Antes de tudo, os participantes devem se sentir à vontade e seguros. Esta é a base que os grandes anfitriões constroem e desenvolvem, principalmente quando tentamos algo novo ou estamos em um lugar desconhecido! Recomendamos enviar uma mensagem para o grupo um dia antes da experiência para responder a possíveis dúvidas ou preocupações. Isso pode começar a construir essa base de confiança entre você e seus participantes. Algumas perguntas que você pode responder: como os participantes saberão que estão no lugar certo? O que acontecerá se eles não conseguirem te encontrar? O que eles devem trazer ou preparar?

Planeje sua experiência meticulosamente: antes de guiar sua experiência, pense no que pode vir a dar errado ou divergir do seu plano original. Ter soluções e planos de ação já definidos para esses cenários pode ser útil.

Cuide das necessidades básicas de seus participantes: quando seus participantes chegarem, eles ficarão mais tranquilos se souberem que suas necessidades básicas serão atendidas. Fornecer informações úteis pode ser um bom começo para a experiência e lhes ajudará a se sentirem bem acompanhados e seguros. Pequenas coisas são de grande ajuda, como informar onde tem banheiros, sugerir uma pausa se eles se cansarem, e convidá-los para beber e comer algo. Confira mais dicas de como hospedar uma experiência segura.

Ajude os participantes a se sentirem reconhecidos

Tente memorizar os nomes dos participantes antecipadamente: é mais fácil fazer com um grupo pequeno, mas empenhar algum esforço para memorizar os nomes dos participantes antes da chegada deles é um sinal de que você se importa com eles e reconhece a individualidade de cada um.

Se você tiver pouco tempo e não puder memorizar todos os nomes antes de uma experiência, pode elaborar uma ficha com a foto de perfil, o nome e outras informações que apareçam no perfil deles no Airbnb, como seu local de origem.

Lembre-se de alguns detalhes sobre cada um dos participantes: memorizar nomes é uma coisa, mas lembrar quem é cada participante e mencioná-los quando vocês se encontrarem pessoalmente fará com que eles se sintam especiais.

Tente apresentar os participantes uns aos outros pelo nome e mencione quaisquer semelhanças ou interesses comuns que ele tenham. Ao fazer isso, você não só mostrará que se lembra de cada participante, mas também os ajudará a fazer amizades entre eles.

Ajude os participantes a se sentirem acolhidos

Cumprimente seus participantes e trate-os como amigos: por exemplo, quando você estiver se preparando para conhecer seus novos participantes, imagine que eles são amigos que você não vê há tempos. Tente dar as boas-vindas com um grande sorriso e adapte-se a qualquer outra saudação que seus participantes prefiram, como aperto de mão, high-five, beijo no rosto, etc.

A hospitalidade é um diálogo, não um monólogo! Em vez de falar sem parar com seus participantes, tente conversar com eles como se estivesse falando com um amigo.

Ajude os participantes a se integrarem no grupo: se o grupo for pequeno, você pode aproveitar isso para incentivar os participantes a se conhecerem. Uma coisa a se pensar é começar a experiência com uma atividade para quebrar o gelo e incentivá-los a se entrosar, como colocá-los em um círculo para que eles se apresentem e façam perguntas uns aos outros (você também pode participar!). Aqui estão algumas opções de perguntas, mas fique à vontade para trazer algo relacionado à sua experiência:

  • O que você espera dessa experiência?
  • O que há de mais surpreendente em sua cidade natal?
  • O que te deixa mais grato no dia de hoje?

Ajude os participantes a se sentirem especiais

Dedique toda a sua atenção aos participantes: a linguagem corporal pode ser uma maneira eficaz de demonstrar seu interesse por outras pessoas. Olhe seus participantes nos olhos e, sempre que possível, faça contato com cada um deles não só com o olhar, mas com todo o corpo.

Há participantes mais introvertidos que precisam de um pouco mais de apoio para se sentirem à vontade, mas tente não forçá-los e não insista demais, para que eles não fiquem desconfortáveis.

Tente fazer os participantes descobrirem algo novo sobre eles mesmos: em uma experiência verdadeiramente mágica, os participantes podem sentir que estão em um mundo diferente e que podem ser quem quiserem. Não importa tanto o que eles fazem no cotidiano; em sua experiência, eles podem um exploradores, cozinheiros de sushi ou fotógrafos.

Você também pode contar alguma história sobre você, como a primeira vez que você tentou fazer algo que os participantes estão tentando durante a experiência. Lembrar a eles que ninguém nasce sabendo fará com que eles se sintam mais à vontade e fiquem mais dispostos a experimentar coisas novas.

Surpreenda os participantes: proporcionar um momento especial ou dar um presente inesperado pode ajudar seus participantes a se sentirem especiais. Alguns anfitriões oferecem uma lembrança única, um guia impresso de seus lugares favoritos nos arredores, tiram uma foto de Polaroid com eles ou adicionam uma parada imprevista no passeio.

Alguns desses conselhos podem parecer senso comum, mas é fácil se esquecer da hospitalidade quando você tem que se preocupar com a logística da sua experiência. Isso é completamente normal e tudo bem, faça o seu melhor!

O exercício a seguir servirá para que você descubra se já segue essas recomendações de hospitalidade. O mais importante é que os participantes se sintam seguros e tranquilos desde o momento em que reservam a experiência até a hora que ela termina. Anote como você pode oferecer uma melhor hospitalidade durante a experiência ao responder às seguintes perguntas:

Antes do começo da experiência

  • Como você interage com seus participantes antes do início? Como você aplica essas quatro recomendações em suas interações com eles?

Chegada e apresentação

  • Como você pode fazer seus participantes se sentirem seguros com você e entre eles desde o primeiro momento?

Durante a atividade (tenha em mente que esse é o momento mais importante da experiência!)

  • Se todo o grupo estiver realizando a mesma atividade, como você reconhecerá a perspectiva única de cada participante?

Conclusão da experiência

  • Ao concluir a experiência, que sensações você quer que seus participantes levem com eles? O que você pode fazer para isso acontecer?

Depois da experiência

  • Como você acompanha seus participantes? Você tem uma maneira divertida de fazer com eles se lembrem dos melhores momentos da experiência?

Lembre-se que essas são apenas algumas dicas baseadas no que ouvimos de anfitriões que conquistaram sucesso pessoal dessa maneira. Essas sugestões não são a única maneira de ser um anfitrião hospitaleiro. Se seus participantes estão seguros, confortáveis e se divertindo, você está fazendo um ótimo trabalho!

“As pessoas podem esquecer o que você disse, mas elas sempre se lembrarão do que sentiram com você.” – Carl W. Buehner