“Palavras, como óculos, obscurecem tudo o que não conseguem esclarecer.” – Joseph Joubert

Recentemente, demos alguma dicas sobre como escrever descrições de anúncios incríveis para anfitriões no Airbnb Open. Aqui já vai uma: você não precisa ser um escritor para fazer sua descrição se destacar ao mesmo tempo em que apresenta seu espaço com precisão.

Além disso, vale a seguinte observação: quando o assunto é a “descrição” do anúncio, estamos nos referindo a todos aqueles campos de respostas abertas disponíveis para você descrever o seu espaço. Cada campo representa uma oportunidade única de realçar as partes específicas da sua acomodação.

Escreva do jeito que você fala
Você não precisa ser um grande escritor para criar uma descrição carinhosa e acolhedora. Não há nenhum problema em escrever como se fala (só não se esqueça de ser direto e preciso)!

Um ótimo exercício é sentar-se com um amigo e descrever (em voz alta) como é ficar no seu espaço. Qual a primeira coisa que vem à sua mente? O que te deixa empolgado ou causa uma reação no seu amigo? Lembre-se desses momentos ao escrever sua descrição.

Embora você talvez queira mostrar o quão especial é o seu espaço, resista à tentação de exagerar. Destaque as peculiaridades e as coisas que mais podem surpreender os hóspedes. Assim, você ajudará a definir as expectativas dos hóspedes e possivelmente receberá avaliações de precisão mais positivas.

Se você interaje com os hóspedes, sua personalidade e estilo pessoal são tão importantes quanto os detalhes físicos do espaço. Assim, nossa conclusão é que o ingrediente mais importante de um bom anúncio é justamente você, o anfitrião. Seja autêntico e mostre toda a sua personalidade.

A importância de ser breve
Pense no estado da sua mente quando você está realizando tarefas no seu computador ou telefone. Muitas vezes as pessoas fazem o que podem com seu tempo limitado ao tentar fazer as coisas rapidamente. Elas podem ter várias guias abertas no navegador ou distrairem-se no meio de uma tarefa. Escrever para a internet significa escrever para leitura dinâmica, não para uma leitura mais tranquila.

Compartilhe informações essenciais logo no começo da sua descrição para que elas não se percam no meio do texto ou exijam que seu leitor vasculhe um texto enorme.

A descrição principal do anúncio representa a oportunidade de prender a atenção dos viajantes e resumir rapidamente o que torna o seu espaço único. Use palavras que definam a atmosfera, para em seguida mergulhar nos detalhes mais específicos nos campos seguintes.

As legendas das fotos oferecem uma oportunidade pouco aproveitada para descrições breves que conectam imagens às experiências que os hóspedes terão. Fotos são um dos principais fatores que guiam a decisão de um hóspede. Se você estiver sem ideias do que colocar na legenda de uma foto, pense sobre o que você pode dizer que a câmera não necessariamente consiga capturar.

Se você estiver mostrando uma cama, conte ao hóspede se ela é confortável, se os lençóis são novos ou se há uma luz super prática para leitura.

Talvez a sua varanda seja um lugar ótimo para ficar observando o movimento da rua e saboreando uma taça de vinho.

Escreva sobre aqueles pequenos detalhes que dão vida ao seu espaço.

IMG_0673 (1)

Todo anúncio conta uma história
Uma historia nem sempre tem uma narrativa complexa: às vezes ela não passa de uma simples sequência de eventos. Seu hóspede pode estar viajando a trabalho, a lazer ou apenas para curtir um tempo sozinho. O que você escrever pode ajudá-lo a antecipar e imaginar o que irá encontrar — ou seja, a “história” da sua viagem.

Personagem e atmosfera
Pense nos seus hóspedes como as personagens na história do seu espaço. Seu espaço pode ser ideal para casais, para famílias ou até mesmo para grupos grandes. Você pode sugerir que seu espaço combina bem com certos tipos de hóspedes sem excluir os outros. As seções “Outras Observações” e “O Espaço” são ótimas oportunidades para fornecer esse tipo de contexto ao mesmo tempo em que você define as expectativas dos hóspedes.

Ajude os hóspedes a se imaginarem em seu espaço ao identificar aqueles momentos únicos e imperdíveis. Você tem um deck incrível com uma vista linda? Existe um quarto na sua casa com uma iluminação deliciosa? Há um passeio próximo que mostra o melhor do seu bairro?

Ler os comentários — tanto os seus quanto os dos outros anfitriões — é uma boa maneira de identificar os tipos de momentos e detalhes que os hóspedes amam. Não importa o tipo de espaço que você tem: identificar essas pequenas oportunidades de agradar seus hóspedes ajudará a dar vida ao seu anúncio.